A possível aprovação das reformas previdenciárias levou 2,9 milhões de manifestantes franceses às ruas, segundo a central sindical CFDT, nesta quinta-feira (23). O movimento pressiona o governo para que a idade mínima de aposentadoria não seja elevada no país, de 60 para 62 anos. A alteração entraria entrar em vigor apenas em 2018. A paralisação afetou principalmente os serviços de transportes. Os primeiros reflexos foram sentidos nos trens intermunicipais ainda na noite de quarta-feira (22). A primeira primeira manifestação aconteceu em março e outra no dia 7 de setembro, com 2,5 milhões de trabalhadores dos setores públicos e privado.
Servidores aprovam filiação à CUT
A assembleia geral dos servidores públicos de Joinville escolheu na última sexta-feira (17) que o sindicato da categoria, Sinsej, se filie à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Na ocasião, também foram abordados os temas refundação, avaliação da greve e adequação do estatuto do Sinsej.
A partir da filiação à CUT, os associados ao sindicato têm direito de eleger representantes para participarem do congresso da Federação dos Trabalhadores Municipários (Fetram). O número de indicados representa 1% dos associados. O evento acontece em dezembro, em Florianópolis, e será um momento de formação sindical, além de uma oportunidade para troca de conhecimentos com trabalhadores de outras regiões.
Quanto à ratificação da fundação do sindicato, esta era extremamente necessária para regularizar o registro de nossa entidade no Ministério do Trabalho. Agora, estamos encaminhando a documentação necessária e, em breve, toda a situação do sindicato estará regularizada.
A partir da filiação à CUT, os associados ao sindicato têm direito de eleger representantes para participarem do congresso da Federação dos Trabalhadores Municipários (Fetram). O número de indicados representa 1% dos associados. O evento acontece em dezembro, em Florianópolis, e será um momento de formação sindical, além de uma oportunidade para troca de conhecimentos com trabalhadores de outras regiões.
Quanto à ratificação da fundação do sindicato, esta era extremamente necessária para regularizar o registro de nossa entidade no Ministério do Trabalho. Agora, estamos encaminhando a documentação necessária e, em breve, toda a situação do sindicato estará regularizada.
Assim que as alterações do estatuto forem registradas, será disponibilizada uma versão digital no blog.
ESCLARECIMENTOS SOBRE A ASSEMBLEIA
Caro servidor,
Em virtude de boatos plantados em alguns locais de trabalho e na internet, a diretoria do sindicato esclarece:
1. Ocorrerão nesta noite duas assembléias. A primeira tem convocação para as 19h e a segunda, para as 20h.
2. A primeira assembleia trata da ratificação da fundação do sindicato. Esse é um processo simples, sem nenhum segredo, porém extremamente necessário para garantir a lisura dos registros do nosso sindicato. Por exigência do Ministério do Trabalho (MTE), precisamos atualizar nosso Estatuto, conforme o novo Código Civil de 2002. O MTE exige que haja convocação específica, em edital publicado no Diário Oficial da União e em jornal de circulação Estadual, com no mínimo 10 dias de antecedência. Foi o que ocorreu: publicamos esse edital no DO da União e no jornal Diário Catarinense no dia 04/09/2010.
3. A segunda assembleia discutirá a avaliação da greve ocorrida em agosto, a filiação à CUT e a eleição de delegados para o congresso da Federação. Esse edital foi publicado como de costume, em jornal local, no prazo estatutário.
4. Independente dos editais, foi dada ampla divulgação das assembleias, com postagem no blog, envio de e-mails a todos os nossos contatos e distribuição de cartazes e fôlderes nos locais de trabalho. A intenção da direção sempre foi fazer chegar ao conhecimento dos associados as informações.
5. Apesar disso, algumas pessoas – porque são contrárias à discussão sobre a CUT – divulgaram falsas informações, para confundir a categoria e colocar os servidores contra a direção do sindicato.
6. Sobre a Central, queremos fazer o debate da forma mais honesta e clara possível.
7. É importante saber que a filiação a CUT não traz problema financeiro algum para o sindicato e nem implica aumento da mensalidade para os associados. Nenhum serviço deixará de ser oferecido por causa dessa filiação. Diferentemente do que algumas pessoas andam divulgando, se o sindicato no passado teve algum problema, isso se deve exclusivamente à gestão da época. Nada tem a ver com a Central.
8. O custo da mensalidade da associação à CUT é muito inferior ao que se gastava com ajuda de custo para a diretoria, por exemplo. Por isso, mesmo filiado à Central, o sindicato ainda economiza mais dinheiro do que se gastava anteriormente.
9. O que algumas pessoas não querem discutir são as consequências políticas da filiação. E elas são determinantes para o futuro dos trabalhadores no Brasil. Afinal, compete à CUT a luta nacional contra o Fator Previdenciário (que limita nosso direito à aposentadoria), a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a luta pela aposentadoria especial para os trabalhadores da saúde, a luta pelo Piso Salarial Nacional do Magistério, entre tantas outras conquistas fundamentais para cada um de nós.
10. Os servidores de Joinville não podem mais ficar à margem dessas discussões. Elas interferem diretamente na nossa vida e no nosso trabalho. Por isso queremos, junto com os trabalhadores do Brasil inteiro, lutar pela melhoria de nossas condições de vida e trabalho.
11. É importante questionar quais os objetivos secretos que algumas pessoas trazem, ao esconder várias informações dos servidores e plantar calúnias e acusações infundadas. Se querem de fato ajudar a categoria, deveriam participar de todas as discussões e lutas dos servidores.
Joinville, 17 de setembro de 2010.
Diretoria do SINSEJ.
Esclarecimento sobre a folha de pagamento
Pelo acordo final da campanha salarial, está previsto o pagamento de 1% retroativo a maio, 2,2% no salário de agosto e 2,2% no salário de novembro. Em contato com a secretária Márcia Alacon, esta informa que o setor de recursos humanos não teve tempo de fechar a folha. Portanto, foi pago somente 1% na folha de agosto. Faltou pagar o retroativo de maio, junho e julho, além dos 2,2% de agosto. Segundo a secretária, a Prefeitura pagará tudo na próxima folha, com os reflexos retroativos.
O sindicato protocolou ofício solicitando a emissão de folha suplementar para pagamento das parcelas em atraso, mas não fomos atendidos até o momento.
Comunicados
Recadastramento
A direção do Sinsej pede que os filiados ao sindicato atualizem seus dados. O motivo é a troca do sistema de gerenciamento. Para isso, é necessário apresentar a última folha de pagamento. Caso não seja possível passar pessoalmente no Sinsej, pode ser enviada uma copia escaneada por e-mail ou por fax. Mais informações pelo telefone (47) 3433-6966 ou pelo e-mail sinsej@sinsej.org.br.
Farmácia
Desde sexta-feira (10), a farmácia da sede do sindicato não atende mais. A decisão do encerramento das atividades partiu do proprietário.
Convocações
O Sinsej convoca todos os representantes de locais de trabalho para um reunião na segunda-feira (13), às 19 horas na sede do sindicato. Na pauta estarão a assembleia do próximo dia 17 e o balanço da direção sindical sobre a greve.
Na terça-feira (14), acontece, às 19 horas, um debate sobre a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Estarão presentes representantes do sindicato e da CUT. Todos os servidores estão convidados.
Assinar:
Postagens (Atom)